Discutindo o empoderamento da mulher
Temas como a saúde sexual, reprodutiva e os problemas enfrentados pela mulher são alguns dos assuntos abordados pelo projeto Direitos sexuais e reprodutivos: conversando sobre saúde, do curso de Psicologia da UFSM. Coordenado pela professora Adriane Roso, o projeto iniciou em 2009 como projeto de extensão, atualmente, o projeto contempla a pesquisa.
A fim de ouvir os problemas do dia-a-dia enfrentado pelas mulheres, o projeto promovia reuniões com pequenos grupos, mediados por uma mestranda em Psicologia e dois graduandos bolsistas de Iniciação Cientifica. Nestas reuniões, as participantes trocavam experiências sobre as dificuldades enfrentadas. Através dos relatos e do auxílio da psicóloga e dos graduandos, o grupo buscava o empoderamento das mulheres, para que elas pudessem enfrentar as dificuldades do cotidiano, como conflitos nos relacionamentos, assédios ou problemas familiares.
As reuniões contavam com a supervisão clinica de Roso, enquanto a preparação teórica dos alunos participantes era realizada pela professora Camila Gonçalves, do Centro Franciscano Universitário. As reuniões aconteciam semanalmente na Clínica de Estudos e Intervenção em Psicologia (CEIP), localizada no Prédio de Apoio da UFSM.
Roso enfatiza a importância da convivência e dos relatos compartilhados em grupo. A ideia é que com as histórias apresentadas, as mulheres encontrem alternativas para resolução das dificuldades que estejam enfrentando. “O grupo pode propiciar modificações no sujeito de forma positiva que ele possa transformar a sua realidade opressora. O grupo tem o caráter de produzir rupturas no cotidiano das pessoas”, destaca Roso.
Após a fase de extensão, constituiu-se o projeto de pesquisa Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres: o grupo como dispositivo. Atualmente, o grupo encontra-se em fase de construção do material de conhecimento teórico, com elaboração de artigos e outros materiais de divulgação científica. Ainda este ano será lançada uma cartilha, elaborada de maneira conjunta entre as participantes do projeto.
Para divulgar as atividades e disponibilizar o material produzido pelo grupo foram criados dois blogs: Mulheres em Conscientização e KIT GEM – Pacote de ferramentas: Implementando Grupos de Empoderamento de Mulheres. Este último, foi o primeiro projeto do curso de Psicologia contemplado com Bolsa de Iniciação Tecnológica, por tratar-se de uma ferramenta tecnológica que pode gerar produtos inovadores na área da Psicologia.
Com o retorno positivo das participantes das reuniões, a intenção é que a proposta do trabalho em grupos tenha continuidade no próximo semestre.
Texto: Jéssica Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário